quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Dilema 3

Ètico contemporâneo – O universal versus o cultural

1. Qual abordagem você adotaria ns interpretação dos resultados?
2. Segundo a psicologia, qual o real problema na interpretação dos resultados?
3. Segunda a ética, qual o real problema na interpretação dos resultados?


Respostas:

1. Em primeiro lugar, é necessário saber o que os pesquisadores querem saber ou comparar para depois escolher o melhor método. Em primeiro lugar, deve-se reconhecer que neste tipo de estudo, ambas as escolhas têm limitações consideráveis, já que se busca comparar realidades totalmente diferentes. Do ponto de vista antropológico, por exemplo, seria totalmente desaconselhável comparar duas culturas diferentes, muito menos universalizar os dados em tais contextos, nos quais as realidades podem ser consideradas totalmente paralelas. Independentemente da abordagem que eu escolhesse, os dados deveriam vir acompanhados de todas estas considerações, reconhecendo que um ou outro método está ou não de acordo com parâmetros que permitam obter os dados da forma o mais igualitária possível, por meio de adaptações necessárias a cada cultura. Como isto é quase sempre inviável em pesquisas de grande porte, o ideal seriam pesquisas separadas, com instrumentos devidamente adaptados para posterior comparação e, mesmo assim, reconhecendo-se que os diferentes escores não podem ser comparados em relação a uma escala de inferioridade-superioridade, já que se trata de comunidades com valores diferentes.


2. O real problema estaria na limitação da pesquisa científica, na busca de generalização dos resultados encontrados em uma amostra para uma dimensão populacional, sem cair na armadilha da discriminação e valorizar um ponto em detrimento de outro. Uma possibilidade de solução estaria no exemplo da gestalt em relação à figura e fundo, em que os dois são apresentados e percebidos ao mesmo tempo, apesar de um estar sempre preponderando sobre o outro, sem, no entanto ser preciso eliminar nenhum ponto. Portanto, a generalização e a especificidade podem ser trabalhadas na interpretação dos resultados de uma pesquisa, preservando o valor de cada um na questão. Sintetizando, tratar as pessoas com um conteúdo subjetivo formado em realidades diversas como iguais e comparar seus escores equivocadamente e de forma etnocêntrica.


3. O problema na interpretação dos resultados, segundo a ética, estaria na apresentação destes, no qual é imprescindível retirar todos os possíveis resquícios preconceituais, que, até disfarçadamente, insistam em aparecer nas diferenças inerentes, encontradas em qualquer pesquisa, para que não afetem indivíduos, grupos sociais ou a sociedade em conjunto. Tanto quanto, o de comparar dados de natureza e de fontes diferentes como iguais e permitir que isto crie a possibilidade de se comparar, na procura de legitimar preconceitos ou de abrir lacunas para que isto ocorra atribuindo aos resultados o caráter de verdade legitimadora.

Nenhum comentário: